Enercoutim participa em mais um projeto europeu

No dia 4 de julho de 2018 decorreu a reunião de lançamento do projeto PEARLS (Planning and Engagement Arenas for Renewable Energy Landscapes) na Universidade de Sevilha. A Enercoutim é parceira deste projeto, que é coordenado pela USE e envolve 13 parceiros de 5 países europeus. O PEARLS é co-financiado pelo programa Horizonte 2020 Marie-Slodowska Curie e tem a duração de 4 anos.

O PEARLS irá explorar como as infraestruturas de energia renovável afetam a paisagem e como as mudanças na paisagem afetam a aceitação ou resistência das pessoas em relação à penetração de energias renováveis. O projeto irá desenvolver um melhor conhecimento sobre como envolver as populações no planeamento de novas infraestruturas de energias renováveis.

O projeto está alinhado com a missão da Enercoutim, nomeadamente participando ativamente na transição energética e contribuindo para a descarbonização, descentralização e digitalização dos sistemas energéticos.

De facto, o consumidor está no centro da transição energética, e o projeto PEARLS desenvolverá ferramentas para identificar e gerir potenciais conflitos que existam por parte da população relativamente aos equipamentos de energia renovável que alteram as paisagens naturais e urbanas. A Enercoutim adquirirá novos conhecimentos e experiência na abordagem das perceções sociais em relação à transição energética, o que será uma mais-valia no desenvolvimento de iniciativas no futuro.

O trabalho será realizado através de uma estreita cooperação entre parceiros académicos e não académicos em toda a Europa. A Enercoutim trabalhará em estreita colaboração com a Universidade de Sevilha, destacando funcionários por dois meses já a partir de setembro. A Enercoutim também receberá investigadores da Espanha e da Grécia durante todo o projeto. A Universidade de Sevilha é a maior universidade da Andaluzia (com mais de 60.000 estudantes) e a terceira em Espanha.