Energia Renovável e Sustentabilidade

(plantação de Opuntia ficus-indica)

Com o apoio do Município de Alcoutim na especialidade em “Produção, Transformação, Comercialização e área de Negócio da figueira-da-índia e do Seu fruto”, a produção, transformação e comercialização de Opuntia ficus-indica da Enercoutim iniciou um projeto de plantação e de continuação no desenvolvimento desta cultura nesta região, melhorando desta forma a biodiversidade das instalações da plataforma solar. Acreditando na fusão de projetos de tecnologia de produção de energias renováveis com a agricultura.

A plantação de Figos-da-Índia na plataforma solar de Alcoutim tem como finalidade promover a sustentabilidade e melhorar a simbiose entre a natureza e a produção de energia solar, melhoramento assim a paisagem envolvente. A plantação delimita todo o perímetro da plataforma, que se estende aproximadamente a três quilómetros e meio.

A cultura de Figos-da-Índia (“Opuntia ficus-índica”) é da família das cactáceas, que tem uma baixa necessidade hídrica e nutritiva, assim como alta rentabilidade produtiva e um alto valor nutricional.

Um dos grandes propósitos desta plantação é de servir como barreira de proteção corta-fogo, devido ao seu elevado conteúdo de água (90-95%), ajudando desta forma na prevenção e controlo da extensão de um fogo.

Outras das vantagens são: a proteção da área da instalação dos painéis solares de sujidade e da intrusão de animais; a conservação dos solos; a produção de frutos.

A plantação de figos-da-índia comtempla três variedades de frutos: vermelhos, laranjas e verdes.